quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Jadel Gregório vai treinar na pista do Estádio Willie Davids

Campeão se prepara para o Mundial Indoor de Doha, no Catar, em março
O recordista brasileiro e sul-americano de salto triplo, Jadel Gregório, inicia nesta quinta-feira (21) a preparação para o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo na pista do Estádio Willie Davids, em Maringá. O Mundial Indoor, primeiro evento do calendário da Federação Internacional de Atletismo em 2010, será disputado em Doha, no Catar, de 12 a 14 de março.

O treinamento de Jadel Gregório na pista do Willie Davids foi uma indicação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende transformar Maringá em centro de excelência do atletismo. Na próxima semana o secretário geral da CBAt, Martinho Nobre dos Santos, fará vistoria para homologação da pista maringaense.

Jadel é treinado pelo técnico inglês Peter Stanley (ex-técnico do recordista mundial Jonathan Edwards) e vem acompanhado da esposa Samara, que é sua fisioterapeuta. A Secretaria de Espotes e Lazer do município será responsável pelo transporte do atleta na cidade, a pedido da CBAt.

Natural de Jandaia do Sul, Jadel Gregório é um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. No Grande Prêmio Brasil de Atletismo, realizado em Belém, em maio de 2007, ele quebrou o recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo, com a marca de 17,90 metros. O recorde anterior era de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que em 1975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México, saltou 17,89 metros, estabelecendo o então recorde mundial da prova.

Carreira
Jadel Gregório iniciou no atletismo em Marília, seguindo depois para São Paulo, onde praticava salto em altura. Os técnicos Tânia e Nélio Moura fizeram o atleta mudar de modalidade para o salto triplo e salto em distância, descobrindo a verdadeira vocação de Jadel. Aos 20 anos já era um dos principais nomes da equipe brasileira de atletismo.Tentou se classificar para os jogos Olímpicos de Sidney-2000, mas sofreu uma contusão e não pode participar.

Quatro anos depois em Atenas, Jadel tinha o segundo melhor salto da temporada, mas acabou na 5ª colocação. Em 2007 fez sua melhor campanha e bateu o recorde sul-americano. Jadel chegou como um dos favoritos ao ouro nos jogos olímpicos de Pequim, porém, terminou em 6º lugar.

Fonte: Jornal O Diário de Maringá - 20/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Mais Visitadas pelo Público